Varizes: Dos Sintomas ao Tratamento!

Imagem do Blog: Varizes: Dos Sintomas ao Tratamento

SINAIS E SINTOMAS

Pacientes com varizes estão no grupo de pessoas que apresentam distúrbios venosos crônicos de membros inferiores. Estes distúrbios podem variar desde veias menores como as telangiectasias ou varicoses; veias varicosas ou varizes;

Associaçao com edema (“inchaço”); alterações de pigmentação da pele, até formação de úlceras.

Dor, queimação, sensação de peso nas pernas e alteração de pigmentação da pele são alguns sintomas que o paciente pode apresentar.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico pode ser feito pelo especialista vascular através dos sintomas do paciente e exame físico, além de exames complementares como o ecodoppler venoso. Doença no sistema venoso profundo deve sempre ser investigada.


TRATAMENTO

Atualmente existe uma grande variedade de tratamento. De modo resumido vasos pequenos e superficiais podem ser realizados sessões de escleroterapia, aplicações de espuma ou laser transdérmico. Os vasos reticulares ou nutridores, de médio calibre, de modo geral podem ser tratados com laser transdérmico, espuma ou microcirurgia. Já o tratamento de veias varicosas de maior calibre pode ser realizado com espuma em casos selecionados, porém há uma preferencia para cirurgia de varizes. O tratamento de veias safenas insuficientes também pode ser realizado com espuma em casos selecionados, cirurgia de safenectomia convencional ou ablação por radiofrequência ou laser endovenoso ou uma associação destes. O tratamento clínico com medicamentos e compressão elástica também é válida a fim de amenizar os sintomas para um determinado grupo de pessoas. Cada tratamento deve ser individualizado de acordo com a clínica que o paciente apresenta.


As consequências desta doença sem um tratamento adequado pode levar a piora sintomática, como aumento do edema, tromboflebites, alterações cutâneas e formação de úlceras.


Importante lembrar que existe uma grande variedade de causas de dor, edema e úlceras, como doenças arteriais, ósseas, musculares e articulares dos membros inferiores; assim como doenças sistêmicas como as doenças renais, cardíacas, hepáticas, diabetes, entre outras.

Categorias: Uncategorized

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a Sanvena
Enviar WhatsApp